Análise do Jogo Dobble

dobble latinha
Por Caroline Benigno Cardoso | 21 de set. de 2020 | Jogos de tabuleiro (Boardgames) | Neuropsicologia | Reabilitação cognitiva | comentário(s)

A análise do jogo que faço aqui procura avaliar as questões mais relacionadas à cognição e comportamento, não tendo tanto foco na mecânica do jogo em si.

Dobble é considerado um “party game” e um jogo de entrada (para iniciantes), por apresentar complexidade baixa e regras também muito simples.

O jogo possui 55 cartas redondas que vem dentro de uma latinha, o que o torna de fácil manejo e transporte. Em cada carta, há um conjunto de 8 figuras diferentes. No entanto, entre duas cartas sempre haverá um símbolo em comum.

Existem vários formatos e regras diferentes para o jogo, mas a ideia é eliminar todas as cartas da sua mão, fazendo pares por meio dos símbolos iguais entre as cartas.

Esse pareamento precisa ser feito o mais rápido possível, já que não há turnos para a jogada e todos podem colocar a sua carta no monte ao mesmo tempo. Ainda, quando o jogador coloca a sua carta sobre a última do monte, deve não só atentar para a presença de figura igual entre as duas, mas também nomeá-la. Você já consegue ver o potencial caos e diversão que esse jogo apresenta?

Eu costumo usá-lo muito nos atendimentos de reabilitação cognitiva. Sabe porquê?

Ele trabalha com as seguintes funções:

Atenção – Capacidade de eliminar estímulos distratores para lidar com a informação mais relevante no momento. Nesse caso, trabalhamos com a atenção visual alternada;

Rastreio visual – Habilidade de mover, de forma eficiente, os olhos da direita para esquerda (e ao contrário), de cima para baixo (e ao contrário) e de fazer movimentos circulares com o olhar, ou focar em um objeto enquanto ele se move dentro do nosso campo visual. Essa habilidade é necessária, por exemplo, para a leitura e escrita;

Nomeação – Habilidade de fazer referência a um objeto, pessoa ou lugar;

Fluência Verbal – Conceito que se refere à velocidade da fala, que demanda não só habilidades de linguagem, mas também funções executivas, quando é necessário buscar eficientemente a informação em seus arquivos de memória.

Essas funções podem parecer muito básicas, mas saiba que muitas pessoas podem perder tais habilidades tão corriqueiras devido a alguma lesão cerebral ou quadro neurodegenerativo.

Além das funções cognitivas colocadas acima, o Dobble promove a maior socialização entre as pessoas. Por ser um jogo rápido e não muito complexo, o dobble permite a entrada de pessoas em uma ampla faixa etária.

No Brasil, o jogo é comercializado pela Galápagos jogos e apresenta variações, como a latinha com temática de Harry Potter e a versão à prova d’água.

E aí, gostou?